19 de dezembro de 2008

Biscoitos de Natal!


Fonte: site panelinha, 2008.

É Natal!! Vamos relembrar a receita de biscoitos de gengibre que fizemos em 2006, quem sabe nos animamos em fazê-las neste ano! A criançada adora ajudar!
A receita é do site panelinha. Veja o link aqui!

Para o biscoito

Ingredientes

100 g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de mel
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo batido
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de Preparo

1. Numa panela, junte a manteiga, o açúcar mascavo, o mel e leve ao fogo baixo. Mexa com uma colher até obter uma calda.

2. Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher e acrescente a calda derretida e o ovo batido. Mexa até obter uma massa uniforme.

3. Embrulhe a massa em filme. Não se preocupe com a consistência, pois a princípio a massa fica muito mole. Leve à geladeira por no mínimo 12 horas.

4. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

5. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com 0,5 cm de espessura. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se preferir, use a boca de um copo para fazer biscoitos redondos.

6. Unte duas ou mais assadeiras grandes com manteiga e polvilhe com farinha. Distribua os biscoitos nas assadeiras, deixando uma margem de 2 cm entre eles. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 10 minutos.

7. Retire do forno e deixe esfriar. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula. Se quiser, enfeite os biscoitos com glacê, veja a receita na página seguinte. Conserve num recipiente fechado, em local seco e arejado.

Para o glacê

Ingredientes

1 clara
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
corante alimentício a gosto

Modo de Preparo

1. Numa tigelinha, bata ligeiramente a clara com um garfo até obter uma espuma. Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme que não escorra.

2. Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante nas cores desejadas.

3. Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar.

2 comentários:

Ana Helena, designer disse...

Claudia!!!Será que dá pra fazer "diet"???

Cláudia Oliveira disse...

devem ter receitinhas mais leves sim! de qquer forma só de substituir o açucar já fica bem leve!! Mas precisa procurar uma receita porque nos biscoitos a escolha do tipo de açucar é determinante para o sucesso do biscoito!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu filhote!

PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers