2 de julho de 2009

Férias, chimarrão e muita chuva!


Leituras, lembranças e um bom chimarrão pra começar minhas férias!

Hoje oficialmente começam minhas férias (escolares), voltei na 2a. feira de Porto Alegre (onde devia ter ficado por pelo menos mais 3 dias!) e estou cheia de lembranças, reflexões e anotações sobre os lugares por onde passei! Também estou resfriada....e espero não ter contraído a gripe H1N1! (lei de Murphy....).

A cuia onde saboreio este delicioso chimarrão comprei no Mercado Municipal, minha primeira atração em POA. Visitei à banca 25 onde os vendedores muito simpáticos me ajudaram a escolher uma erva bem gostosa (a palmeira).

Em Porto Alegre eu vi:

1) Muitos cachorros! As pessoas adoram cachorros e cuidam bem deles. A maioria usa roupa para o frio e nas feiras há bancas especializadas em roupas para cães! Eles passeiam com seus cães pelas praças e ruas, às vezes levando mais de três cachorros!

2) As caixas de correio ficam junto aos gradis de acesso e em muitos edifícios (mesmo nos mais luxuosos) isso é comum. O que pode significar menos gente trabalhando nas portarias (e uma significativa redução no valor dos condomínios!)

3) Muitos cafés e doces maravilhosos nas vitrines. Sempre é hora de parar para um café ou chocolate quente acompanhado de uma torta ou de um pedaço de CUCA (espécie de pão-bolo com cobertura de castanhas, passas e afins).

4) Muita gente pobre dormindo nas ruas e andando pelo centro. Infelizmente em POA não é muito diferente daqui....A pobreza também esta lá! Mas li que os índices de desenvolvimento humano de lá são os melhores do país, o que significa que a distribuição de renda deve ser um pouco melhor!

5) Mu-mu quer dizer doce de leite e em vários lugares vi carrinhos de churros com mumu!

6) O gaúcho leva seu chimarrão pra todo lado! As pessoas andam pelas ruas tomando chimarrão e no final de semana muitos levam também uma cadeira de praia para sentarem nas praças e nos parques!

7) Alguns lugares cheiram a churrasco! No domingo vi um grupo de amigos reunidos para um churrasco na calçada! Achei o máximo! Isso significa usar o espaço público!

8) Em POA há muitos parques e praças e me pareceram bem cuidadas. O povo parece que se utiliza deles, seja para levarem seus cães ao passeio ou mesmo suas crianças! Vi muitos avós com seus netos pelas praças e parques. O parque da Redenção estava lotado de gente no domingo (e quase todos tomavam chimarrão!!).

9) A oferta de casas de cultura é significativa! Passeando pelo centro conferi várias exposições e espaços dedicados à cultura. O lugar que eu mais gostei foi a Casa de Cultura Mario Quintana! Fica num antigo hotel (Majestic) onde viveu por 15 anos o escritor Mario Quintana! Lá tem um café maravilhoso que serve pratos e petiscos especiais e tem uma vista linda para o rio Guaíba! Comi uma trouxinha de massa crocante com carne seca e pimenta (chamada Misericórdia!).

10) O rio.....ah! o rio.....Cidades que se apropriam de seus rios e utilizam sua orla para o lazer são cidades mais felizes! Em POA o rio Guaíba é uma referência de espaço recreativo! Neles há parques, centros de cultura, "praias" e muita gente se exercitando! Adorei caminhar por ali!

11) Belíssimos exemplares da arquitetura moderna como o Palácio Farroupilha e o Palácio da Justiça, além de vários edificios residenciais e muitas (muitas mesmo!) garagens verticais!

12) A Fundação Iberê Camargo é um programa espetacular e imperdível! Passei duas ou três horas descobrindo os cantos e recantos daquele museu projetado em detalhes pelo meu arquiteto favorito: Alvaro Siza! Veja este álbum!

13) O sistema de transporte é eficiente e cobre bem a cidade. Só usei dois táxis (para ir e vir do aeroporto) e gastei R$ 20,00 em cada um deles! Além dos ônibus há também uns micro-ônibus (R$ 1,00 mais caro) super confortáveis, com música e AC e que te deixam em paradas não específicas.

14) Os preços de POA são bem acessíveis, nada como os daqui!

Veja meu album de Porto Alegre e curta comigo este passeio!

Sugestão de leitura para conhecer melhor os edifícios modernos de Porto Alegre:

XAVIER, A.; MIZOGUCHI, I. Arquitetura Moderna em Porto Alegre. São Paulo: Editora Pini e FAUFRGS, 1987.

3 comentários:

Wania disse...

Oi, Cláudia querida... fiquei imensamente feliz ao ler este teu post... parece que aprovastes as minhas dicas e, melhor que isso, apreciastes demais tua estada aqui na nossa terrinha. Pena a chuvinha, mas mesmo assim tem muita coisa linda pra se ver aqui!
A Banca 40 parece que tb passou no teste..hummmm, que delícia né??? Adoro sair do plantão das noites de sexta e tomar café cedinho no Mercado Público. Ali me perco em mil pensamentos, sabores e imagens!
Olha, tuas fotos estão lindas. Vou me informar melhor, mais aquele edifício ao lado do Mercado acho que era a antiga sede do Clube do Comércio mais não tenho certeza. Pesquiso e depois te conto.

Então... muito chimarrão, sol, paz e amor pra você aí em Sampa!
Que a gripe gaúcha te abandone ligeirinho, mas que Porto Alegre fique sempre no teu coração!

Bjão.

Cláudia Oliveira disse...

oi Wania! a chuva a que me referi é paulistana, não peguei chuva em POA. Sábado fui para o mercado e passei a manhã curtindo aquele lugar mágico! Imagina que tinha uma feira de discos de vinil! Provei (e comprei) vinhos e experimentei (e aprovei) a salada de frutas com nata! Aliás....nata parece ser uma especialiadade gaúcha! Vou continuar acrescentando fotos e vc. me ajuda com aquelas mais dificeís de identificar! bjokas, :-)

Hod disse...

Aloha Cláudia.. Bastante contente por teres visitado O Olhar de Carpe Diem e seu carinho para com Pietro que se encontra em Terras de Além Mar.. As sugestões de Wania são maravilhosas. Pela riqueza do material fotográfico percebe-se que aproveitasres muito mem o elenco de itinerários..
E com as lembranças no coração retorne novamente...
Boa semana!!
Abraços!

Hod.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu filhote!

PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers