18 de julho de 2009

Semana das artes

Monalisa, Vik Muniz. Fonte: internet, 2009.

Em São Paulo não faltam opções de exposições de artes! O que ocorre é que nem sempre temos tempo ou oportunidade para visitá-las e no meu caso nunca várias na mesma semana! Aproveitando as férias e a disponibilidade de tempo corri ao MASP para ver a excelente exposição do brasileiro Vik Muniz que se encerra amanhã (ficou em cartaz desde o final de Abril e antes esteve no Rio de Janeiro). Gostei de tudo: de conhecer sua história (na mostra é exibido um documentário muito bom sobre ele), das suas obras, das suas idéias e pirações para representar imagens. A série de que mais gostei foi REBUS onde ele utiliza brinquedinhos de plástico para construir imagens, faz parte da série MONADAS que também é muito boa (soldados de plástico). Nesta série ele se refere a Leibniz, um filósofo alemão do séc. XVIII que dizia: " as monadas são partículas indivisíveis que constituem a essência de todas as coisas." Também há imagens feitas de açucar, geléia, terra, poeira e nuvens!

No SESC Pompéia inaugurou semana passada a excelente "Cuide de Você" de Sophie Calle, a artista que explorou a mensagem de rompimento recebida por email como mote para a criação desta obra, convidou 108 mulheres de variadas profissões a interpretar (sob o ponto de vista de sua condição profissional) o conteúdo de tal carta. Imperdível!! Vá com tempo e assista a tudo!

E hoje vou ver Grau Zero, uma mostra de artistas contemporâneos brasileiros e internacionais no Paço das Artes na Cidade Universitária que explora a cultura de massa.

Vai lá! As duas últimas ficarão em cartaz até Setembro! Não perca!

Vik Muniz | site do artista


Sophie Calle | site da exposição


Paço das Artes | programação

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa postagem! É a mais pura verdade! São Paulo tem Arte para todos os dias do mês!

Bom fim de semana!

Letícia Alves disse...

A cada dia quero mais ir pra São Paulo!
Poucos dias que estive aí me fizeram querer voltar!
Beijos Tempestuosos e aproveite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu filhote!

PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers